PÁGINA INICIAL > NOTICIAS > IMPRIME > 25011 > AEDES AEGYPTI MILITARES DA FAB PARTICIPAM DA QUARTA FASE DA CAMPANHA DO MINISTéRIO DA DEFESA

AEDES AEGYPTI

Militares da FAB participam da quarta fase da campanha do Ministério da Defesa

Publicado: 2016-03-11 08:00:00
Ações do efetivo ocorreram em vários estados brasileiros

Palestras assistidas por mais de 8 mil jovens  Ten Renata CamposA força-tarefa do Ministério da Defesa no combate ao mosquito Aedes Aegypti, que incluiu a participação das Forças Armadas, contou com o engajamento de cerca de 6,5 mil militares. Eles visitaram 3 mil escolas em todas as unidades da federação, alcançando um público estimado de 529 mil estudantes, durante o período de 19 de fevereiro a 4 de março.

O trabalho fez parte da quarta e última campanha nacional de combate ao mosquito Aedes Aegypt. O objetivo foi conscientizar crianças e jovens para a necessidade de diminuir a reprodução do mosquito transmissor da dengue, zika e chicungunya.

“Considero que nossa missão foi cumprida, pois abordamos o máximo de jovens possíveis e o mais importante é saber que contribuímos para conscientizar a juventude do Rio Grande do Norte para esse grande problema que estamos enfrentando”, avalia o Coordenador da ação pela FAB no Rio Grande do Norte, Major Infante Fábio Silva Lopes.

Confira abaixo como foi a participação dos militares da FAB em diversas localidades:

  Barbacena (MG) – A Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR) visitou oito escolas, alcançando 2936 alunos das redes municipal e estadual de ensino, desde o dia 19 de fevereiro. O trabalho consistiu em ministrar palestras educativas, além de distribuir cartazes e folhetos informativos sobre o mosquito, as formas de prevenção e os cuidados domésticos para eliminação dos focos e larvas. 

Um dos locais visitados foi a Escola Municipal Francisco do Vale. “É de suma importância começar o trabalho de conscientização o quanto antes porque na escola nós trabalhamos com o futuro desses alunos. A orientação vinda de fora do ambiente escolar tem um peso maior”, ressalta a professora de Língua Portuguesa Josiane Zille.

A EPCAR também participa ativamente de ações de combate ao mosquito Aedes Aegypti no município em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde. Uma equipe formada por 30 militares da unidade recebeu treinamento específico para atuar nas ações de campo de prevenção e conscientização. Ao todo, 150 militares do efetivo estão envolvidos nas atividades de coordenação, apoio e trabalho de campo.

  SCS BANTRio Grande do Norte – Cerca de 70 militares das unidades da FAB no Estado ministraram palestras de prevenção ao aedes aegypti, no período de 15 de fevereiro a 04 de março. Foram visitadas 42 escolas das redes pública e privada de ensino, nas cidades de Parnamirim, Nova Cruz, Macaíba e São Paulo do Potengi. No total, 8.175 crianças e adolescentes, dos ensinos fundamental e médio, foram orientados sobre como evitar, identificar e denunciar focos de reprodução do mosquito em suas casas, escolas e demais locais que frequentam.

“As palestras são úteis porque nós estamos vivendo um caso alarmante e todos têm que saber o que fazer para acabar com o mosquito. São coisas que eu vou levar para minha casa, para minha família”, afirmou Yann David de Oliveira Silva, de 16 anos, é aluno do 1º ano da Escola Estadual Eliah Maia do Rêgo, em Parnamirim, após assistir a uma palestra ministrada pelos oficiais da FAB.

Uma das orientadoras da FAB foi a Tenente Fisioterapeuta Renata Campos Wanderley Melo. “As crianças possuem grande disposição para aprender novos hábitos e influenciam positivamente os adultos. Ao levar o que ensinamos para dentro de casa, eles cobram dos adultos e ensinam como se prevenir do mosquito, fazendo com que os pais e responsáveis mudem de comportamento para dar o exemplo”, defende a oficial.

Rio de Janeiro (RJ) - Uma equipe formada por militares do Centro de Medicina Aeroespacial (CEMAL) realizou a varredura de toda a área interna e externa do prédio, a fim de combater possíveis locais de proliferação do mosquito. Os oficiais médicos Tenente Roberta Rachid e Tenente Vogas elaboraram um relatório de atividades desempenhadas, além de tecerem orientações e esclarecimentos às equipes de limpeza e militares da unidade.

Florianópolis (SC) – A Base Aérea de Florianópolis (BAFL) abriu as portas para cerca de 60 estudantes, entre quatro e sete anos, do Colégio Jardim Anchieta. Os militares realizaram uma palestra de conscientização e entrega de material informativo sobre o mosquito Aedes Aegypti. Durante a visita, ocorreram também apresentações da Banda de Música e dos cães de guerra. Os estudantes puderam se informar, ainda, sobre a missão da BAFL e as formas de ingresso na Aeronáutica.